-
Arquitetos: Ayeneh Office
- Área: 90 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ali Gorjian
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sr. Khajavi, o pai da família, desejava uma casa isolada em Damavand, Irã, para desfrutar de sua aposentadoria imerso na natureza e longe das multidões. E, mais importante, ele tinha como objetivo realocar sua vasta coleção de livros, que estava acumulando poeira em um depósito em Teerã, há anos esperando para ser lida. Na nova casa, ele desejava passar seus dias perdido em livros e, ocasionalmente, recebendo entes queridos.
A casa parece suspensa entre o céu e a terra e está situada em uma encosta de frente para a paisagem natural. Embora o terreno esteja orientado de norte a sul, a casa está posicionada para capturar todo o percurso do rio, desde a sua nascente até onde ele desaparece na floresta. A metade inferior da biblioteca está inserida em um recuo inclinado. Uma escada metálica leve, com aparência orgânica, desce do topo da encosta até o fundo, encontrando a lateral da casa no meio do caminho. Trata-se de uma estrutura sólida e retangular.
O volume é composto por lajes e painéis de vidro. As estantes de livros são suspensas mantendo distância das paredes e do chão para não alterar a pureza do volume. Os pilares estão separados das estruturas de vidro, dando a impressão de um espaço fluído e leve, como se estivesse flutuando dentro do ambiente natural. Na porção final da casa, que está inserida na encosta, há uma área de serviços, incluindo uma pequena cozinha e banheiro. A parte principal da casa é cercada por uma vasta paisagem aberta. As estantes de livros oferecem vislumbres da natureza circundante, enquadrando vistas das árvores e do céu desde quase todos os ângulos. Além dos móveis confortáveis projetados para leitura e entretenimento, um tapete Bakhtiari, vibrante e de cores quentes, se desenrola diante do sol e oferece um local acolhedor para descansar.
Esta casa é projetada para convidar a ler, refletir e permanecer por um longo tempo. O pai não estará sozinho nesta nova casa, em um nível ele encontra seus amigos próximos, os livros, e em outro, ele busca conforto no abraço da natureza.